domingo, setembro 03, 2006

3 novos ... amigos?

Segundo uma notícia no DN o nosso sistema solar passará a ser composto por 12 planetas

"A revolução pode estar próxima. Milhões de manuais escolares e enciclopédias estão a um passo de se tornarem obsoletos."

Tudo isto começou com a proposta da Divisão I do Grupo de Trabalho em “Nomenclatura para a Astronomia Fundamental" (NFA) á Assembleia Geral da União Astronómica Internacional (IAU).

Esta proposta assenta na nova definição de 'planeta' (que para minha surpresa encontrei bem explicada num site da UAlg!! :D) que, se aprovada, adicionaria 3 planetas aos 9 do sistema solar como conhecemos.

Isto tudo tem mantido uma discussão acesa no meio e deve-se á inclusão de Plutão entre os planetas do nosso sistema, que alguns cientistas consideraram um erro devido ao seu tamanho diminuto.

Outros há que consideram, por exemplo, que não faz sentido que Ceres e Caronte sejam considerados planetas e que a nossa Lua, que é muito maior que qualquer um deles, não o seja.

É ainda de salientar outras opiniões que dizem que a nova definição irá implicar para já mais 53 novos planetas do Sistema Solar para além dos imensos que deverão ser descobertos em anos vindouros.

Por fim há outros que expressam a sua opinião de outras maneiras :D

Se isto for para a frente, a sequência de planetas que todos nós aprendemos vai mudar para:

Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Ceres, Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno, Plutão e Caronte, 2003 UB313 (Xena: enquanto não tem nome oficial).

Como nota de fim queria comentar o excerto da notícia do DN que diz que os manuais escolares e enciclopédias se vão tornar obsoletos. Não sei o que se passa no resto do Mundo mas 'nós por cá', em termos, por exemplo de Biologia, temos manuais com atrasos de cerca de 20 anos em relação ás descobertas actuais.
Ensinam-se nomes errados, factos errados e teorias erradas.

Proponho a investigação e construção de manuais electrónicos com tecnologia Bluetooth que manteria as informações actuais. (mmm, nem era mal pensado :D)

Com isto tudo ainda se preocupam com 3 planetazinhos virem tornar as coisas obsoletas. O mundo não pára. Este post tornou-se obsoleto antes de eu acabar de o escrever!! :D

Picuinhas!!
Pfff!!

1 Comments:

At 9:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

adorei os manuais com actualização :) por wireless ou bluetooth :)

Mas acho que os planetas já são só 8, Plutão foi mesmo despromovido a planeta anão :) o caronte e a xena devemn estar com ele :), ao menos na to sozinho e a Xena até é gira ;)

 

Enviar um comentário

<< Home