sexta-feira, setembro 08, 2006

Ai Toninho, Toninho ...

Quis-me informar porque raio é que, em prol da sua 'nova religião', o nosso Toninho das Cruzes (em inglês diz-se Tom Cruise :D) proibiu a sua mais recente esposa de gritar e/ou gemer durante o parto do filho de ambos.
Gostava de saber se esta sua religião o proibia também a ele de gritar se lhe dessem uma joelhada no dito cujo, e então fui pesquisar. :D

Cientologia é um corpo de ensinamentos e relativas técnicas desenvolvido pelo autor americano L. Ron Hubbard á cerca de 30 anos, começando em 1952 como uma filosofia de auto-ajuda que, por sua vez, se desenvolveu do seu anterior sistema de auto-ajuda, 'Dianetics' (presumo Dianética, em português). Declara oferecer a metodologia exacta para ajudar os humanos a atingirem consciência da sua existência espiritual ao longo de muita vidas e, simultaneamente, a se tornarem mais eficientes no mundo físico.

Os cientologistas traçam uma distinção entre a 'Igreja da Cientologia' e os rituais, e aquilo que defende a Cientologia, explicando que assim como o comportamento do Vaticano não modifica o dogma católico, as alegações contra os membros da 'Igreja da Cientologia' não deve manchar todo o tema da Cientologia.

Segundo consta, a dita 'Igreja da Cientologia' tem como política base o facto de os seus membros terem que assinar extensos contratos legais antes de se integrarem nos serviços da Cientologia. Para além disso, e como se não bastasse, também têm que pagar a módica quantia de $240, sendo esta uma das razões pelas quais muitos questionam o estatuto 'livre de impostos' desta organização.

Esta igreja detém grande controlo sobre tudo o que define a sua imagem, desde os símbolos a nomes e textos religiosos (convém explicar que estes ditos textos 'religiosos' foram escritos pelo tal senhor Hubbard), e tem um pequeno exército de advogados que para além de tratarem dos contratos que falei acima, também se encarregam de os fazer respeitar quando alguém, por exemplo, tenta exercer fora da Igreja.

A Cientologia tem fama pelas suas acções hostis a qualquer um que a critique de uma forma pública. Executivos da Igreja declararam que não é uma 'religião de dar-a-outra-face'. Jornalistas, políticos, antigos cientologistas e vários grupos 'anti-culto' fizeram, ao longo dos anos, acusações de acções impróprias (para não dizer más) contra a Cientologia e quase sem excepção todos estes críticos foram alvos de retaliação pela Cientologia, sob a forma de processos legais e contra-acusações públicas de acções impróprias a nível pessoal. Muitos deles também falam de ameaças e preseguição na sua vida privada.

Esta é a política "Ataque do Atacante" desta religião (parece-me bem, não?) que, segundo a própria, deve ser feito do seguinte modo:
(1) Identificar quem nos está a atacar.
(2) Iniciar imediatamente a investigar o(s) atacante(s) em termos de crimes ou pior, recorrendo a profissionais internos da Igreja, e não agências externas.
(3) Por outro lado, dizer que recebem de bom grado uma investigação externa.
(4) Começar a alimentar a imprensa com todos os pormenores de carácter criminoso, sexual, e seja o que for contra o(s) atacante(s).

Uma expressão muito utilizada pela Cientologia, e que funciona como um verbo, é "Dead Agenting" (presumo um 'tornar mortos os agentes' ?) que é descrita por Hubbard como uma técnica para contradizer acusações falsas ou negativas contra a Cientologia pela divergência das críticas para o próprio acusador.

A política do "Jogo Limpo" permite que todos os declarados inimigos da Igreja, "Possam ser deprivados de propriedade ou magoados por qualquer meio... Possam ser enganados, processados, alvo de mentiras ou destruídos". Esta política foi cancelada e substituída por outra onde estas frases já não constam.

Para além do facto de utilizarem lavagens cerebrais e técnicas de intimidação, e de exigirem que os membros cortem contacto com os membros da família e amigos que critiquem a sua fé, não encontrei nada sobre o facto de se poder gritar ou não em momentos de dor.
Talvez com uma pesquisa mais detalhada.
Se calhar os tipos tenham medo que alguma mulher em trabalho de parto diga qualquer coisa de mal sobre a Igreja e depois tenham que se livrar dela. Eles até são bonzinhos. Não querem é que as criancinhas fiquem orfãs. Por isso é que a Katie não pôde gritar. Tadinha.