TTL - O que é um branco?
Aula de Bioquímica I. 09h00 da manhã
Sendo uma cadeira do 2º ano, estava só o pessoal do 2º ano e mais uns poucos gatos pingados (categoria na qual eu me incluo, como é óbvio).
A verdade é que hoje me apercebi que devo ser das melhor preparadas para fazer este curso (o facto de estar no 3º ano a fazer uma cadeira do 2º ano é apenas um preciosismo técnico que não nos leva a lado nenhum :D)
Estava tudo muito bem, praticamente no fim da aula, e enquanto eu arrumava as coisas para sair, a professora perguntou aos do 2º ano, que iriam ter aula prática a seguir, se tinham dúvidas quanto ao protocolo da dita aula. Foi aqui que tudo descambou. Até me sentei novamente face ás barbaridades que ouvi.
"Eu tenho uma dúvida professora. Mas que raio é um branco??"
Pronto, é aqui que a maior parte de vós (aqueles que não são da área de ciências) se pergunta "...está-me a escapar alguma coisa? Um branco é um gaijo...de cor branca :D). A restante parte de vós (os da área de ciências que já teve algum contacto com um laboratório) fica "Hãããã????!!!!"
Para aqueles que não são da área, um branco é um ponto de referência numa experiência, ou seja, é aquilo que usamos para vermos por comparação se houve alguma mudança na experiência, alguma reacção ao adicionarmos alguma coisa, ao aquecermos, ou assim. Por exemplo, temos dois copos com água, num pomos uma aspirina e no outro não pomos nada. O que não pusemos nada é o branco porque tinha a mesma coisa do outro copo no início, mostrando-nos que houve uma mudança, neste caso uma efervescência (numa efervescência a mudança é óbvia, mas por exemplo a um copo de água adicionamos um ácido qualquer incolor, que não muda a solução de cor nem faz efervescência, mas altera o pH e usamos o branco para estudar, pela comparação, essa alteração).
Depois desta útil aula de TTL (Teoria e Técnica Laboratorial :D), seria de pensar que pessoal de um curso de Engenharia Biotecnológica que está nisto há mais de um ano e já teve 2 ou 3 cadeiras de laboratório, entenderia uma coisa tão simples como "o que é um branco". Estão num curso universitário, bolas. É que na história do branco, a única coisa que a ignorância deles pode provocar é, no máximo, a experiência não correr bem e os resultados sairem mal. Mas em outros casos, sabe-se lá. A professora, ao pensar que eles até têm uma ideia do que estão a fazer deixa-os mais soltos a fazer as coisas. E depois o que acontece? Se eles não conseguem nem decorar ou entender o que é um branco, como vão decorar ou entender que é ácido na água e não água no ácido (aula 2 de TTL - adiciona-se o ácido á água e não ao contrário já que a reacção seria muito rápida e o ácido+água saltavam e respingavam para cima de nós. Ácido! Que bom! :D) ou então aquecem qualquer coisa com uma tina com parafina líquida e depois pegam naquilo e lavam-na com água (aula 3 de TTL - se deitam água-algumas gotas chegam-na parafina quente, o efeito é aquele da água no óleo quente com a diferença que a tina da parafina-MUITO QUENTE-é capaz de explodir e atingir-vos. Também deve ser agradável.)
Mas onde é que esta gente anda com a cabeça??
Sendo uma cadeira do 2º ano, estava só o pessoal do 2º ano e mais uns poucos gatos pingados (categoria na qual eu me incluo, como é óbvio).
A verdade é que hoje me apercebi que devo ser das melhor preparadas para fazer este curso (o facto de estar no 3º ano a fazer uma cadeira do 2º ano é apenas um preciosismo técnico que não nos leva a lado nenhum :D)
Estava tudo muito bem, praticamente no fim da aula, e enquanto eu arrumava as coisas para sair, a professora perguntou aos do 2º ano, que iriam ter aula prática a seguir, se tinham dúvidas quanto ao protocolo da dita aula. Foi aqui que tudo descambou. Até me sentei novamente face ás barbaridades que ouvi.
"Eu tenho uma dúvida professora. Mas que raio é um branco??"
Pronto, é aqui que a maior parte de vós (aqueles que não são da área de ciências) se pergunta "...está-me a escapar alguma coisa? Um branco é um gaijo...de cor branca :D). A restante parte de vós (os da área de ciências que já teve algum contacto com um laboratório) fica "Hãããã????!!!!"
Para aqueles que não são da área, um branco é um ponto de referência numa experiência, ou seja, é aquilo que usamos para vermos por comparação se houve alguma mudança na experiência, alguma reacção ao adicionarmos alguma coisa, ao aquecermos, ou assim. Por exemplo, temos dois copos com água, num pomos uma aspirina e no outro não pomos nada. O que não pusemos nada é o branco porque tinha a mesma coisa do outro copo no início, mostrando-nos que houve uma mudança, neste caso uma efervescência (numa efervescência a mudança é óbvia, mas por exemplo a um copo de água adicionamos um ácido qualquer incolor, que não muda a solução de cor nem faz efervescência, mas altera o pH e usamos o branco para estudar, pela comparação, essa alteração).
Depois desta útil aula de TTL (Teoria e Técnica Laboratorial :D), seria de pensar que pessoal de um curso de Engenharia Biotecnológica que está nisto há mais de um ano e já teve 2 ou 3 cadeiras de laboratório, entenderia uma coisa tão simples como "o que é um branco". Estão num curso universitário, bolas. É que na história do branco, a única coisa que a ignorância deles pode provocar é, no máximo, a experiência não correr bem e os resultados sairem mal. Mas em outros casos, sabe-se lá. A professora, ao pensar que eles até têm uma ideia do que estão a fazer deixa-os mais soltos a fazer as coisas. E depois o que acontece? Se eles não conseguem nem decorar ou entender o que é um branco, como vão decorar ou entender que é ácido na água e não água no ácido (aula 2 de TTL - adiciona-se o ácido á água e não ao contrário já que a reacção seria muito rápida e o ácido+água saltavam e respingavam para cima de nós. Ácido! Que bom! :D) ou então aquecem qualquer coisa com uma tina com parafina líquida e depois pegam naquilo e lavam-na com água (aula 3 de TTL - se deitam água-algumas gotas chegam-na parafina quente, o efeito é aquele da água no óleo quente com a diferença que a tina da parafina-MUITO QUENTE-é capaz de explodir e atingir-vos. Também deve ser agradável.)
Mas onde é que esta gente anda com a cabeça??
4 Comments:
quintas e sextas feiras á noite. S.A. e receção ao caloiro! o resto é aquela coisa chata que se faz durante o dia
LOLOLOLOLOLOL
Mas é cada pergunta estúpida que se ouve!!
És muito inteligente!!! Além de te achares mt boa ainda gostas de dizer mal dos teus colegas... Nem sei como é q ainda n acabaste o curso com tanta inteligência!! Devias ter vergonha...
Estes anónimos são mesmo fofos! :D
Vê-se que têm coisas para dizer ao mundo. Seria mais fácil apagar o comment, mas não. Quero que todos os anónimos aprendam que, se têm opiniões para dar:
ESCREVAM UM BLOG!!!
Este é meu. Se quiser mandar o papa á merda, mando! Olha a porra, hã?!
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